O nome é a identidade do seu negócio. Ela é a forma pela qual o seu cliente identifica seu produto ou serviço e também como você se diferencia no mercado.
Toda a reputação comercial que você criou se materializam nesta apresentação e isso tem valor econômico. Não à toa, quando negócios são vendidos junto com as marcas, pagam-se as famosas “Luvas”, que é o valor que a marca tem agrega. O Valuation (avaliações) de mercado são feitas considerando o “peso” que as marcas tem no negócio.
SÓ É DONO QUEM REGISTRA
O ponto é que a marca só pode ser considerada sua se ela for Registrada.
Só é dono de uma marca quem a registra!
Isso significa dizer que qualquer pessoa que criar uma marca idêntica ou semelhante a sua, poderá tornar-se sua titular (dona) e impedir que você utilize o nome e a logomarca que tanto se esforçou para consolidar.
Tenha você décadas de mercado, dezenas ou centenas funcionários, milhões de faturamento…. se a sua marca não é registrada, outra pessoa que acabou de abrir um negócio pode se tornar a única titular do nome e impedir que você a utilize.
É que pela Lei (9279/96) não importa quem tenha utilizado a marca antes…. mas sim, quem faz o registro primeiro.
ISSO É MAIS COMUM DO QUE SE IMAGINA
O Brasil já era um dos países mais empreendedores do mundo. O INPI registrava, até 2019, cerca de 400 mil pedidos por ano. Especialmente nesse período de Pandemia, diversos empresários precisaram se reinventar, surgindo novos negócios e serviços, e consequentemente, mais pessoas requerendo pedidos de marcas.
O que se observa é um grande aumento de ações judiciais e de empresas que perdem o direito do uso de suas marcas pela colidência e ausência de registro.
O QUE DEVO FAZER PARA REGISTRAR A MARCA
Para fazer o registro, o primeiro passo é verificarmos se a marca está disponível. Se não existe ninguém que já tenha feito o pedido, no seu ramo de segmento.